top of page
  • Foto do escritorAquino Tanajura

Aproveitamento de água da chuva

Atualizado: 30 de mai. de 2022

A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os #aquíferos, porém a utilização de #fontesalternativas para suprir a demanda de água é cada vez mais considerada.



A chuva é formada quando o vapor d’água da atmosfera se condensa, produzindo pequenas gotas que precipitam em direção à terra. Em áreas urbanas, a água entra em contato com poluentes, tanto no ar (poluição atmosférica) como nas superfícies onde a chuva cai (nos telhados, no piso e até nas folhas das árvores). Quando cai, a chuva arrasta consigo esses poluentes. Por isso, o primeiro volume de água de chuva é o mais sujo. Esta contaminação indica que um tratamento prévio deva ser realizado para que a água possa ser utilizada. A depender da finalidade o tratamento da água poderá ser mais simples ou mais complexo.

  • Rega de jardins e plantações

  • Lavagem de carros

  • Banho

  • Lavagem de louças

  • Lavagem de roupas

  • Limpeza de pisos

  • Descargas em bacias sanitárias

Para #captaráguadechuva de melhor qualidade, devemos tomar alguns cuidados essenciais para coletá-la e armazená-la:


A chuva que escorre pelo telhado e pela calha arrasta muita sujeira. O primeiro passo é remover essas impurezas da água utilizando um filtro simples. Filtrar a água antes de armazenar é fundamental para sua qualidade final. A filtragem remove sujeiras grossas que tenham sido trazidas do telhado, como galhos, folhas e insetos.

Podem ser utilizados como meios filtrantes telas de nylon ou de polipropileno, como aquelas utilizadas em coadores de café ou telas utilizadas em mosquiteiro com abertura bem fina e até mesmo panos como seda.


  • Descarte

Mesmo assim, ainda sobram sujeiras mais finas que podem contaminar a água. Como a primeira chuva é a mais suja, é preciso separar e descartar um certo volume de água.

Quanto mais tempo sem chuva, mais sujo será o primeiro volume de água. Depois de três dias de estiagem, sua qualidade já fica muito ruim, prejudicando toda a água armazenada. Por isto é muito importante descartar a água da primeira chuva.

É recomendado limpar as calhas regularmente, principalmente durante a estiagem.

Em geral, recomenda-se descartar o primeiro 1 milímetro (mm) de chuva. Porém, em grandes cidades, a quantidade de poluentes e poeira no ar é maior, aumentando também o volume de água a ser descartada. Por isso recomendamos o descarte de 2 mm de chuva. Para uma área de captação de 100 m2, o volume de água descartada equivale a 200 litros.

Existem dispositivos caseiros que podem ser adaptados para realização deste descarte de forma semiautomática.

  • Reservatório com bolinha flutuante

  • Reservatório de tubos

Em ambos sistemas, a água só será acumulada no reservatório principal após encher um reservatório prévio. Este reservatório prévio devera ser esvaziado sempre.


  • Armazenamento

Por fim, é essencial armazenar a água em reservatórios adequados, tampados, sem entrada de mosquitos e higienizar a água estocada periodicamente.

Em um sistema emergencial, o volume de água a armazenar deve ser decidido em função do espaço disponível para captação e do valor disponível para investimento.

Quanto mais limpa a água captada, mais tempo ela poderá ser armazenada sem perder sua qualidade. Daí a importância de seguir as orientações desse manual para coletar e tratar a água corretamente.


Higienização da água no reservatório

  • Ser estanque, ou seja, não ter vazamentos

  • Ser resistente ao peso da água (quando cheio) e a pequenas quedas e impactos

  • Ter uma saída de fundo (torneira) para facilitar seu esvaziamento e limpeza

  • Ser feito de material que não solte substâncias da água, alterando a sua qualidade

A H2O Water Solutions pode ajudar com projetos de baixo custo e elevado retorno sob investimento, buscando sempre soluções que sejam amigáveis para o meio ambiente e que preservem os nossos recursos naturais.


Para mais informações entre em contato com um representante H2O Water Solutions:

Retorne para a página principal.






14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page