top of page
Foto do escritorAquino Tanajura

Caldeira - Gerador de Vapor

Atualizado: 24 de jan. de 2023

Se você ouvir o termo "Caldeira" ou "Gerador de Vapor", no inglês " #Boiler ", você está ouvindo sobre o mesmo tipo de equipamento.

"Caldeira" é usado mais popularmente, enquanto "Gerador de vapor" é um termo mais técnico.

Caldeira, pelo nome, não diz muito o que o equipamento faz, no entanto, gerador de vapor sim, ou seja, é um tipo de equipamento que produz vapor.

De forma bem simples, trata-se de um trocador de calor (por onde passa água) com um queimador que produz uma chama.

O calor proveniente da queima fornece energia pra água que sai do estado líquido e vai para o estado de vapor (não é estado gasoso que é diferente).

Claro que existem vários tipos de caldeiras, mas podemos, numa primeira análise separar em dois grandes grupos.

Grupo 1 Geradores de vapor SUPERAQUECIDOS (vapor seco): usados principalmente em turbinas a vapor ou processos que não permitem a presença de água líquida.

Esse tipo de caldeira é encontrado principalmente em indústrias ou plantas termelétricas geradoras de energia elétrica e ilustramos esse tipo na parte superior da animação.

Grupo 2 Geradores de vapor SATURADO: Usados em sistemas que requer aquecimento, mas a presença de água líquida não é um problema.

Esse tipo de caldeira é largamente utilizado tanto em processos industriais, quanto comerciais e você pode encontrar tanto em indústrias como em shoppings, hospitais e hoteis, por exemplo, que nós ilustramos na parte inferior da animação.

Como funciona um gerador de vapor?


Um gerador de vapor é um dispositivo que usa uma fonte de calor para ferver a água líquida e convertê-la em sua fase de vapor. O calor pode ser derivado da combustão de combustíveis como: carvão, petróleo, óleo combustível, gás natural, resíduos urbanos, biomassa, fissão nuclear do reator dentre outras fontes.

Os geradores de vapor aproveitam a energia liberada na forma de calor em uma ampla variedade de processos, seja para produção de energia ou para alimentação de algum outro processo industrial. A fonte imediata de calor geralmente é suja, por isso a primeira etapa da geração de energia à vapor é transferir esse calor para uma água limpa por meio de um trocador de calor, ou seja, a fonte de calor eleva a temperatura de um fluido que circula em circuito fechado e esse fluido por sua vez, aquece o reservatório de água sem contaminá-lo.

Principais vantagens dos geradores de vapor

Seguro: Não oferece qualquer risco de explosão

Compacto: 70% menor que uma caldeira de vapor convencional

Alta Performance: troca térmica com rendimento de até 90%

Econômico: utiliza queimadores monobloco de fácil manutenção e menor custo

Eficiência: os geradores de vapor aquecem e operam com mais eficiência do que algumas de suas alternativas

Que tipo de instalações usam geradores de vapor?

Os geradores de vapor possuem uma ampla variedade de aplicações em vários setores. São equipamentos versáteis que podem ser usados ​​na geração de energia para abastecer diferentes processos industriais, sendo comumente utilizados em:

Hospitais e instalações de saúde

Instalações de fabricação

Instalações de gestão de águas residuais

Instalações de aquecimento de processos químicos

Plantas de asfalto e telhados

Instalações do terminal de tanques

Plantas de processamento de alimentos e bebidas

Lavanderia comercial


A #H2OWaterSolutions possui tecnologia de monitoramento online do consumo de água, perdas por purga e por algoritmos podemos determinar a concentração de sais e químicos em tempo real. Estamos à disposição para apresentação e implementação desta ferramenta.


Para mais informações entre em contato com um representante H2O Water Solutions:

Retorne para a página principal.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

H2O

Comments


bottom of page