SISTEMAS PARA A #POTABILIZAÇÃO DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO
ASPECTOS LEGAIS DA #POTABILIDADE DAS ÁGUAS
Segundo a Portaria de Consolidação nº 05/2017, editada pelo Ministério da Saúde, considera-se solução alternativa de abastecimento toda a fonte de água que não seja proveniente de Concessionária ou Autarquia de Saneamento.
Fontes alternativas como poços profundos e águas superficiais devem atender aos aspectos legais e de controle sanitário para fornecimento da água potável ao público. Sistemas de Tratamento são necessários para atingir os índices de qualidade e permitir o seu controle.
Mensalmente deverão ser realizadas coletas e a emissão de laudos analíticos com selo INMETRO conforme NBR ISO/IEC 17025:2005 para os parâmetros: Cloro Residual Livre, Fluoreto Total, Cor Aparente, pH, Turbidez, Bactérias Heterotróficas, Coliformes Totais e Escherichia coli.
VANTAGENS DOS SISTEMAS
Realizamos projetos e instalação de Sistemas de Desinfecção e Filtragem, a fim de proporcionar a potabilidade da água em diferentes sistemas de abastecimento para consumo humano e, assim, atender integralmente os padrões vigentes da legislação.
O Sistema de tratamento permite realizar a correção do pH e dosar o Desinfectante para que seja possível atender a reserva de Cloro Livre, conforme a Resolução da Portaria de Consolidação nº05 do Ministério da Saúde, atendendo aos padrões de Potabilidade para a distribuição e consumo humano nos empreendimentos comerciais, industriais e de serviços.
Pensando nisso, desenvolvemos estudos e projetos que possibilitam o atendimento à legislação vigente, desde a aplicação mais simples (Cloração) até a remoção de Ferro, Manganês, Turbidez, Cor, Chumbo, Zinco e Fluoreto.
ANÁLISES DE ÁGUA E EFLUENTES
Realizamos serviços de amostragens de água e efluentes com técnicos devidamente treinados e regularizados junto ao órgão CRQ, com a utilização de equipamentos adequados para medição de campo e frota própria. Atendemos aos seguintes sistemas:
– Sistemas alternativos de abastecimento (Pontos de consumo, #poçosartesianos);
– Estações de #TratamentodeÁgua;
– Estações de #TratamentodeEfluentes;
– #ÁguasSuperficiais (rios, córregos, lagos, fontes);
#AnálisesQuímicas, #Físicas e #Biológicas em água e efluentes com o objetivo de identificar e quantificar possíveis não conformidades nas matrizes, além de possibilitar o acompanhamento e melhoria contínua da qualidade final do produto, observando se as operações de tratamento estão adequadas e vigentes conforme legislação.
As análises são realizadas em laboratórios acreditados e os laudos analíticos são emitidos conforme NBR ISO/IEC 17025.
As análises são confeccionadas de acordo com as seguintes legislações:
MONITORAMENTO DA #POTABILIDADE DE ÁGUA
– Portaria de Consolidação nº 05, de 28 de Setembro de 2017; – Resolução SS65 de 12 de Abril de 2005.
MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS
– Resolução CONAMA nº 357, de 17 de Março de 2005; – Resolução CONAMA nº 430 de 13 de Maio de 2011.
MONITORAMENTO DE #EFLUENTES INDUSTRIAIS E DOMÉSTICOS
– Decreto º 8468, de 08 de Setembro de 1976, Artigo 18; – Decreto º 8468, de 08 de Setembro de 1976, Artigo 19A; – Resolução CONAMA nº 430, de 13 de Maio de 2011
Para mais informações entre em contato com um representante H2O Water Solutions:
Retorne para a página principal.
Comments