top of page
  • Foto do escritorAquino Tanajura

Tratamento de Efluentes Industriais

Atualizado: 30 de mai. de 2022


Muito comum em processos industriais a geração de efluentes, geralmente com água contaminada. O tratamento deste efluente consiste em devolver para natureza este descarte de liquido com características aceitáveis. Em alguns casos as características desta corrente de água podem ser tão razoáveis que permitem a sua utilização, diminuindo a quantidade de água descartada.


O #CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), através da Resolução 357 estabelece parâmetros aos efluentes que voltam à natureza e classifica os corpos de água.



Podemos dividir o processo de tratamento de efluentes industriais em algumas etapas.

A primeira etapa seria por um processo físico. Nessa etapa, a separação ocorre por meios físicos, como gradeamento, peneiramento, sedimentação, flotação ou caixas separadoras. Esse último procedimento atua como uma peneira, separando a água dos poluentes. Além disso, também é nesse momento que o efluente tem o pH neutralizado, retirando assim toda a acidez.

Em algumas estações, um tratamento por processos físico-químicos pode ser aplicado. Este tratamento constitui-se de processos que buscam remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes e matéria orgânica. Primeiro, são inseridos produtos químicos nos efluentes para neutralização da carga. Em seguida, ocorre a floculação do efluente e na sequência a floculação. Os efluentes passam por decantadores que fazem o lodo se deslocar para o fundo do tanque.


Uma etapa seguinte, denominada tratamento secundário, envolve os processos biológicos (anaeróbios e aeróbios), onde a matéria orgânica pode ser convertida em gases, como o biogás. É justamente nessa fase que o efluente adquire os padrões mínimos para ser devolvido para a natureza.

O processo biológico pode ser divido em três tipos de tratamento (aeróbicos, facultativos e anaeróbios), esse procedimento age na remoção e transformação da matéria orgânica dissolvida. Essa matéria é transformada em sólidos sedimentáveis e em gases, por meio de um processo semelhante aos que ocorrem na natureza, só que em menor tempo.

Os processos #aeróbicos e #anaeróbicos trabalham na composição da matéria orgânica suspensa e a dissolvida na água que resultam em gás carbônico, material celular e água. O efluente ao final desse processo sai com até 95% livre de poluentes. Neste processo temos geração de lodo, que também necessita de tratamento.

O lodo é toda a matéria orgânica removida ao longo do tratamento do efluente. Portanto, sua quantidade e natureza depende das características do efluente inicial e do processo de tratamento escolhido.

O tratamento do lodo tem a finalidade de reduzir o volume e o teor de matéria orgânica. Primeiramente realiza-se o adensamento. Esse processo tem a finalidade de diminuir a quantidade de água presente no lodo, diminuindo, portanto, seu volume.

Algumas outras etapas podem ser realizadas conforme característica do lodo e da destinação.

Pode ser aplicada a digestão anaeróbica para reduzir os microrganismos patogênicos, reduzir o volume e permitir a utilização do lodo e submeter o lodo a processos químicos e desidratação, permitindo a coagulação dos sólidos e remoção da umidade.

O produto final é rico em matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e nutriente, possibilitando seu uso na agricultura ou em reflorestamento. Entretanto, é possível descartar o lodo em aterros sanitários, junto com o lixo urbano, ou em incineradores.


A água pode ser descartada ou passar por outros processos de purificação para ser reutilizada com fins não potáveis. Essa reutilização é importante para gerar economia de água, reduzindo o consumo.

Pode-se utilizar técnicas de filtração, ozonização, cloração, osmose reversa, dentre muitas outras. A natureza agradece e os impactos gerados pela ação do homem são minimizados.


No Brasil, atitudes que não são pautadas na sustentabilidade podem ser caracterizadas como crimes ambientais de acordo com algumas legislações. O descarte incorreto dos #efluentes, sejam eles domésticos ou industriais, trazem prejuízos para o solo, a água e ao meio ambiente como um todo.

Um ambiente poluído gera prejuízos à saúde e podem influenciar na rotina das pessoas por causa de doenças geradas pelo #esgoto.


H2O Water Solutions está comprometida com sua principal competência, oferecer os melhores produtos e serviços em tratamento de águas, gerando resultados significativos em produtividade, redução de consumo de água, energia e combustível, com os menores custos.

Nosso compromisso de preservação dos recursos naturais, beneficiando o #meioambiente e a qualidade de vida das pessoas.


Para mais informações entre em contato com um representante H2O Water Solutions:

Retorne para a página principal.





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page